Filmes da 31a a 40a colocação
Quebrando a Banca (2008) - 6,8/10,0
Ben Campbell (Jim Sturgess) é um jovem tímido e superdotado do MIT que, precisando pagar a faculdade, busca a quantia necessária em jogos de cartas. Ele é chamado para integrar um grupo de alunos que, todo fim de semana, parte para Las Vegas com identidades falsas e o objetivo de ganhar muito dinheiro. O grupo é liderado por Micky Rosa (Kevin Spacey), um professor de matemática e gênio em estatística, com quem consegue montar um código infalível. Contando cartas e usando um complexo sistema de sinais, eles conseguem quebrar diversos cassinos. Até que, encantado com o novo mundo que se apresenta e também por sua colega Jill Taylor (Kate Bosworth), Ben começa a extrapolar seus próprios limites.
Seis graus de Separação (1993) - 6,8/10,0
Ouisa (Stockard Channing) e Flan Kittredge (Donald Sutherland), formam um casal da alta sociedade de Manhattan que socorre um jovem negro, Paul (Wil Smith), que foi ferido num assalto no Central Park. Paul lhes conta que conhece seus filhos e dá detalhes do apartamento, dando veracidade à narrativa. Ótimo cozinheiro, sua conversa é cativante e desperta maior interesse ainda quando diz que é filho de Sidney Poitier.
Mentes que Brilham (1991) - 6,7/10,0
Aos sete anos Fred Tate (Adam Hann-Byrd) demonstra ter talentos extremamente precoces, se destacando em áreas distintas como matemática e artes. Ele tem consciência de seu dom, da mesma forma que conhece a responsabilidade que ele lhe traz. Dede Tate (Jodie Foster), sua mãe, trabalha como garçonete em um restaurante chinês e luta para que o filho tenha uma vida normal. O maior medo de Dede é que Fred seja visto como alguém anormal, devido aos seus talentos. Só que, ao tentar lhe dar uma educação normal, Dede também limita seu potencial.
A Sala de Fermat (2007) - 6,7/10,0
São quatro, são matemáticos e não se conhecem. Cada um deles resolveu um enigma proposto por alguém que se faz chamar Fermat, e com ele ganharam um convite: uma reunião de matemáticos com o pretexto de resolver o enigma mais importante que já existiu. Uma vez todos juntos, porém, percebem que as suas vidas dependem, unicamente, das suas capacidades em resolver problemas matemáticos. E quem é Fermat? O que tem contra eles?
A Prova (2005) - 6,7/10,0
Catherine (Gwyneth Paltrow) é uma jovem atormentada pelos anos em que esteve cuidando de seu pai, Robert (Anthony Hopkins), um gênio da matemática que sofria de esclerose no fim da vida. Temendo enlouquecer que nem seu pai, Catherine se afasta de todos e vive isolada em sua casa. Na véspera do seu aniversário de 27 anos reaparece em sua vida Claire (Hope Davies), sua irmã, e Hal (Jake Gyllenhaal), um ex-aluno de Robert. Hal deseja pesquisar nos 103 cadernos escritos por Robert em seus anos de esclerose, desejando encontrar algo que possa ter alguma lógica, mas também se interessa por Catherine. Já Claire chega à cidade desejando vender a casa da família e fazer com que Catherine more com ela em Nova York.
O Código Da Vinci (2006) - 6,6/10,0
Robert Langdon (Tom Hanks) é um famoso simbologista, que foi convocado a comparecer no Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Langdon precisa decifrar. Em seu trabalho ele conta com a ajuda de Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptógrafa da polícia. Porém o que Langdon não esperava era que suas investigações o levassem a uma série de mensagens ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta que tem por missão guardar um segredo que já dura mais de 2 mil anos.
A Matemática do Diabo (1999) - 6,5/10,0
Hannah Stern (Kirsten Dunst) é uma jovem de origem judaica, que não dá a devida importância para suas raízes. Tudo muda quando, misteriosamente, ela volta no tempo e vai parar em 1941, na Polônia, quando o país foi invadido pelo nazistas. Sem entender direito o que está acontecendo, ela acaba sendo presa e mandada para um campo de concentração. Apesar de nunca ter dado a devida atenção, ela sabe que seis milhões de judeus morrerão nos próximos anos.
O Espelho tem duas Faces (1996) - 6,5/10,0
Dois professores da Columbia University sentem-se solitários, pois não conseguiram se envolver com quem eles queriam. Ele, Gregory Larkin, é um professor de matemática extremamente introvertido e que ainda idolatra a antiga namorada. Ela, Rose Morgan, é uma professora de literatura muito comunicativa, que viu sua grande paixão se casar com sua irmã. Ao ver o anúncio de Gregory em um correio sentimental, ela decide responder como se fosse apenas Rose. Após alguns encontros Gregory pede Rose em casamento.
Número 23 (2007) - 6,4/10,0
Walter Sparrow (Jim Carrey) é um simplório pai de família, que ganhou um livro de presente de sua esposa, Agatha (Virginia Madsen). Chamado "O Número 23", o livro narra a obsessão de um homem com este número e como isto começa a modificar sua vida. Ao lê-lo Walter reconhece várias de suas passagens, como sendo situações que ele próprio viveu. Aos poucos ele nota a presença do número 23 em seu passado e também no presente, tornando-se cada vez mais paranóico. Como o livro termina com uma morte brutal, Walter passa a temer que ele esteja se tornando um assassino.
Como eu odiava matemática (2013) - 6,4/10,0
O que é surpreendente quando você fala com matemáticos é aquele brilho em seus olhos e sua repentina voz alegre tentando compartilhar com você um conceito, uma teoria. Eles usam continuamente palavras como invenção, beleza, liberdade. Você então se pergunta: como uma linguagem tão rica, essa proposição quase filosófica sobre o mundo é rejeitada pela maioria, "a única disciplina em que alguém se orgulha de ser ruim nisso"! Mas, por 40 anos, os matemáticos se tornaram essenciais na doença e na saúde!
Para sugestões de Filmes com conteúdo Matemático, envie um email para leo.akio@yahoo.com.br