Portal dos

Professores de Matemática

Home
  • Listas Enem
  • BNCC EM
  • Pós-Graduação
  • Biblioteca
  • Videoteca
    • Filmes
    • Séries e Programas de TV
    • Documentários
    • Para professores
  • Jogos
  • Professores
    • Concursos para Professores
    • Professores Particulares de todo Brasil
ORCID iD iconhttps://orcid.org/0000-0002-5937-8900

Leo Akio Yokoyama

leo.akio@ufrj.br

(21) 9 9161-2170

Currículo Resumido e Currículo Lattes

 

- Prof. Dr. do Colégio de Aplicação da UFRJ - 2005.

- Apresentador do programa "Matemática em Toda Parte II" - TV Escola, 2013.

- Autor do livro: "Matemática e síndrome de Down" - Editora Moderna, 2014.

- Doutor em Educação Matemática UNIBAN - 2012

- Tese de doutorado: Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com síndrome de Down

Orientadora: Lulu Healy

- Mestre em Matemática Aplicada (Geometria Projetiva) - UFRJ 2001 

- Dissertação de mestrado: UMA PROVA GEOMÉTRICA DA VERSÃO PROJETIVA DO TEOREMA DE STEINER

Orientador: Luis Carlos Guimarães

- Especialista em Educação Matemática - Puc-Rio 2000

- Licenciado em Matemática - UNICAMP 1997

- Apaixonado pelo Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.

 

Outras atividades:

- Consultor pedagógico para Educação Infantil e Anos Iniciais

- Palestrante: "O Prazer da Matemática: Mágicas, Jogos, Brincadeiras, Desafios e Aplicações"

- Palestrante: "A Carreira do Professor de Matemática: Dúvidas, Expectativas e Felicidade"

- Palestrante: "Educação Matemática Inclusiva"

- Consultor INEP/MEC

 

Grupos de Pesquisa:

- EDMAT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática

- GINOMA - Grupo Interdisciplinar de Novas Metodologias de Ensino e Aprendizagem

 

Produções

 2022 - Artigo: Formação continuada transformadora com docentes alfabetizadores que ensinam matemática, Revista Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p. 159-173, jan.-jun.

2021 - Capítulo de livro: 1, 2, 3... Let’s Count: The Development of Counting at the Beginning of Compulsory Schooling, Mathematical Reasoning of Children and Adults, pp 115-139.

2018 - Capítulo de livro: Difference, Inclusion and Mathematics Education in Brazil. Mathematics Education in Brazil. 1ed.: Springer International Publishing, v. , p. 265-278.

 

2018 - Artigo: O infinito existe? - Ciência Hoje das Crianças.

2017 - Artigo: PRIMEIRAS NOÇÕES NUMÉRICAS DE UMA ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 3, p. 75-82.

2014 - Livro: Matemática e Síndrome de Down. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014. v. 1. 80p .

  • YOKOYAMA, Leo Akio. Matemática e Síndrome de Down. ed. Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2014.

2011 - Artigo: Proposição de problemas colaborativos online: um estudo preliminar. REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA, v. 08, p. 10.

 

Experiências anteriores:

- Professor formador do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): 2014

- Professor formador do curso de extensão para professores dos anos iniciais - UNIRIO: 2016

- Professor Orientador - Pic Obmep: 2012 a 2015

- Professor de formação continuada Nova Eja - SEEDUC-RJ: 2013

- Professor de formação continuada do Estado do Tocantins: 2007 a 2009

- Professor de formação continuada do PRÓ-LETRAMENTO: 2009

- Participação no Programa Sala de Professor (TV Escola): 2010, 2012, 2013

- Professor do Colégio Pedro II: 2003-2004

- Professor do CAp UERJ: 2002

- Professor da Unisuam: 2003-2004

- Professor do Ponto de Ensino: 2004

- Professor da Fundação Osório: 1999-2001

 

Facebook: https://www.facebook.com/professorleoakio/

 

tel: (21) 3269-8255 / 99161-2170

e-1/2: leo.akio@ufrj.br

Professores de Matemática

|  ©2025  || | |  | || Site antigo |