Currículo Resumido e Currículo Lattes
- Prof. Dr. do Colégio de Aplicação da UFRJ - 2005.
- Apresentador do programa "Matemática em Toda Parte II" - TV Escola, 2013.
- Autor do livro: "Matemática e síndrome de Down" - Editora Moderna, 2014.
- Doutor em Educação Matemática UNIBAN - 2012
- Tese de doutorado: Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com síndrome de Down
Orientadora: Lulu Healy
- Mestre em Matemática Aplicada (Geometria Projetiva) - UFRJ 2001
- Dissertação de mestrado: UMA PROVA GEOMÉTRICA DA VERSÃO PROJETIVA DO TEOREMA DE STEINER
Orientador: Luis Carlos Guimarães
- Especialista em Educação Matemática - Puc-Rio 2000
- Licenciado em Matemática - UNICAMP 1997
- Apaixonado pelo Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.
Outras atividades:
- Consultor pedagógico para Educação Infantil e Anos Iniciais
- Palestrante: "O Prazer da Matemática: Mágicas, Jogos, Brincadeiras, Desafios e Aplicações"
- Palestrante: "A Carreira do Professor de Matemática: Dúvidas, Expectativas e Felicidade"
- Palestrante: "Educação Matemática Inclusiva"
- Consultor INEP/MEC
Grupos de Pesquisa:
- EDMAT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática
- GINOMA - Grupo Interdisciplinar de Novas Metodologias de Ensino e Aprendizagem
Produções
2022 - Artigo: Formação continuada transformadora com docentes alfabetizadores que ensinam matemática, Revista Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p. 159-173, jan.-jun.
2021 - Capítulo de livro: 1, 2, 3... Let’s Count: The Development of Counting at the Beginning of Compulsory Schooling, Mathematical Reasoning of Children and Adults, pp 115-139.
2018 - Capítulo de livro: Difference, Inclusion and Mathematics Education in Brazil. Mathematics Education in Brazil. 1ed.: Springer International Publishing, v. , p. 265-278.
2018 - Artigo: O infinito existe? - Ciência Hoje das Crianças.
2017 - Artigo: PRIMEIRAS NOÇÕES NUMÉRICAS DE UMA ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 3, p. 75-82.
2014 - Livro: Matemática e Síndrome de Down. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014. v. 1. 80p .
2011 - Artigo: Proposição de problemas colaborativos online: um estudo preliminar. REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA, v. 08, p. 10.
Experiências anteriores:
- Professor formador do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): 2014
- Professor formador do curso de extensão para professores dos anos iniciais - UNIRIO: 2016
- Professor Orientador - Pic Obmep: 2012 a 2015
- Professor de formação continuada Nova Eja - SEEDUC-RJ: 2013
- Professor de formação continuada do Estado do Tocantins: 2007 a 2009
- Professor de formação continuada do PRÓ-LETRAMENTO: 2009
- Participação no Programa Sala de Professor (TV Escola): 2010, 2012, 2013
- Professor do Colégio Pedro II: 2003-2004
- Professor do CAp UERJ: 2002
- Professor da Unisuam: 2003-2004
- Professor do Ponto de Ensino: 2004
- Professor da Fundação Osório: 1999-2001
Facebook: https://www.facebook.com/professorleoakio/
tel: (21) 3269-8255 / 99161-2170
e-1/2: leo.akio@ufrj.br