BNCC do Ensino Médio - Matemática
Olá Professoras e Professores de Matemática!
Espero que esteja tudo bem com você, sua família e amigos.
Aqui encontrará uma sugestão de organização das habilidades de Matemática que aparecem na BNCC do Ensino Médio e a organização por competências da BNCC.
Além disso, são sugeridas atividades e vídeo-aulas relacionadas com cada habilidade.
Espero que aproveite!
Beijos e abraços!!!
19/09/2021 | Prof. Dr. Leo Akio Yokoyama
Sugestão de organização pelas séries do Ensino Médio
1a série EM
2a série EM
3a série EM
Organização por competências
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1
Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, ou ainda questões econômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a consolidar uma formação científica geral.
NÚMEROS E ÁLGEBRA
Álgebra
(EM13MAT101) Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
GEOMETRIA E MEDIDAS
Grandezas e Medidas
Geometria
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Estatística
Probabilidade
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2
Propor ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões éticas e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas sociais, como os voltados a situações de saúde, sustentabilidade, das implicações da tecnologia no mundo do trabalho, entre outros, mobilizando e articulando conceitos, procedimentos e linguagens próprios da Matemática.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Estatística
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3
Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.
NÚMEROS E ÁLGEBRA
Números
(EM13MAT313) Utilizar, quando necessário, a notação científica para expressar uma medida, compreendendo as noções de algarismos significativos e algarismos duvidosos, e reconhecendo que toda medida é inevitavelmente acompanhada de erro.
Álgebra
GEOMETRIA E MEDIDAS
Geometria
Grandezas e Medidas
(EM13MAT314) Resolver e elaborar problemas que envolvem grandezas determinadas pela razão ou pelo produto de outras (velocidade, densidade demográfica, energia elétrica etc.).
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Probabilidade
Estatística
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4
Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.
NÚMEROS E ÁLGEBRA
Álgebra
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Estatística
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5
Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas.
NÚMEROS E ÁLGEBRA
Geometria a Álgebra
GEOMETRIA E MEDIDAS
Grandezas e Medidas
Geometria
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Estatística
Probabilidade