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Matemática e síndrome de Down

Prof. Dr. Leo Akio Yokoyama

Curso: Matemática Inclusiva - Sídrome de Down

Quadro atual

     Não existem muitas pesquisas de Educação Matemática nessa área. As pesquisas encontradas são em sua maioria da Inglaterra, Espanha, EUA e Suíça e elas geralmente falam sobre resultados comparativos, como por exemplo, crianças com síndrome de down aprendem numa velocidade muito menor que crianças típicas, ou então sobre as limitações físicas e cognitivas que influenciam negativamente no aprendizado.

    De acordo com Buckley (2007), as habilidades numéricas e de interpretação de texto são mais difíceis por um défcit na memória verbal de curto prazo, que é uma parte da memória de trabalho.

    Na Inglaterra existem resultados interessantes com um material didático, que tem seu próprio método, chamado Numicon. Segundo Nye (2005), as crianças que o utilizaram tiveram resultados 17% maior em relação às que não o utilizaram.

     Existem outros materiais multissensoriais, que têm estruturas diferentes das do Numicon, e são tão importantes quanto para o desenvolvimento de outras áreas da Matemática. Por exemplo, o Material Dourado para entender o Sistema de Numeração Decimal, os decimais, e as Réguas de Cuisinaire.

     Já é comprovado que a memória de trabalho das crianças com síndrome de down é menor. Segundo pesquisadores, crianças que têm uma memória de trabalho pouco eficiente têm dificuldades em Matemática. E a recíproca também e verdadeira, crianças que são pouco habilidosas em Matemática têm problemas com memória de trabalho. E mais, indivíduos sem dificuldades em Matemática tiveram melhor desempenho em atividades de memória de curto prazo verbal e viso-espacial. E o mais interessante, o desempenho das memórias de curto prazo verbal e viso-espacial, detectadas nos participantes, prevêem o seu desempenho nas habilidades matemáticas.

Jogos que estimulam a memória de trabalho podem ser interessantes, e é importante que se trabalhe a Matemática de uma forma constante, com materiais multissensoriais, para criar uma base sólida de conhecimento para uma maior autonomia.

    A aprendizagem da Matemática, com significado, não pode ter "buracos" conceituais. Ou seja, para se conseguir somar é preciso saber o conceito de número, para se aprender a multiplicação é necessário (mas não suficiente) saber somar, para se entender frações é necessário (mas não suficiente) entender divisão e seus vários aspectos, e assim por diante. Para se entender as propriedades do triângulo é desejado que se vivencie o maior número possível de experiências com triângulos (de papel, de madeira, com canudos, em construções, em Geometria Dinâmica, etc). 

Um caso de Sucesso

Este artigo descreve o excelente progresso de Katrina, uma menina com Síndrome de Down de 10 anos. Mas seus pais deixam bem claro que para chegar a este nível de competência exigiu-se muitas horas de dedicação e prática para consolidar o sua aprendizagem.

Atendimento individual

     O atendimento individualizado é também importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças com deficiências congnitivas, pois o profissional pode diagnosticar mais facilmente quais são as reais dificuldades do aluno, e assim, desenvolver atividades específicas para superar tais dificuldades e auxiliar a criança na aquisição de novos conceitos.

 

  • Palestra: Educação Matemática Inclusiva pelas crianças com síndrome de Down
  • Artigos:
    • Primeiras Noções Numéricas de uma adolescente com síndrome de Down
    • CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA, Página 200
  • Livro: Matemática e Síndrome de Down - Leo Akio Yokoyama
    • Como saber se seu filho ou aluno compreende o conceito de número?
    • Saber contar até 10 não garante que a criança saiba o significado de 7, por exemplo.
    • Quais atividades podem ser aplicadas para a aquisição do conceito de quantidade?
    • Como se desenvolveram as pesquisas sobre o conceito de número desde antes de Piaget?
    • Este livro mostra, com testes simples, como saber se a criança compreende o conceito de número. O leitor encontrará atividades para crianças e indivíduos com síndrome de Down para a aquisição do conceito de número natural, principalmente com relação à quantificação de conjuntos discretos. Para pesquisadores, o livro apresenta um histórico das pesquisas sobre o conceito de número desde Piaget até os dias atuais.
    • As atividades foram desenvolvidas a partir da tese de doutorado do autor e constatou-se que foram de muita valia para as crianças participantes da pesquisa.
    • Público alvo:
    • As atividades do livro se direcionam para crianças e adolescentes que ainda não têm o conceito de número bem formado. Isto não depende da faixa etária do indivíduo. Há adolescentes que não têm o concei de número bem estruturado e há crianças que já o tem.
    • Pais e educadores que desejam entender todo o processo de aquisição do conceito de número encontrarão neste livro um breve resumo das teorias existentes.
  • Tese de Doutorado: Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com síndrome de Down
  • Todos os Artigos que utilizei em minha tese de doutorado.
  • Materiais para Atividades
  • NUMICON

O Numicon é um material importado da Inglaterra cujo original só pode ser adquirido online.

  • Uma das opções é pelo site da Amazon:
    • 1st Steps with Numicon at Home Kit
    • 1st Steps with Numicon in the Nursery
    • 1st Steps with Numicon at Home Book Bundle
    • Closing the Gap with Numicon - Group Kit
    • Breaking Barriers One to One Apparatus Pack
    • Livro de atividades: Firm Foundations Teaching Pack
  • As opções nacionais:
    • o material Pares e ímpares da MMP
  • Facebook: Grupo Síndrome de Down e Matemática
  • Outros sites: https://www.down-syndrome.org/en-us/resources/
  • Grupo do Telegram para troca de experiências: https://t.me/matematicaT21

Outras possibilidades para o Numicon: Descanso de panela de silicone, EVA e caixa de ovo.

Se não achou o que procura, acesse o Site antigo

Sobre autor: Prof Dr. Leo Akio Yokoyama

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Sugestões, elogios, críticas: leo.akio@yahoo.com.br

          

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